Os 10 melhores livros para ler antes de morrer

Alguns livros merecem ser lidos pelo menos uma vez na vida. Mesmo com muitas adaptações para o cinema, nada substitui a leitura da obra original. Pensando nisso, fizemos uma lista que contém alguns dos melhores livros de todos os tempos. Entre clássicos da literatura mundial e brasileira até os livros contemporâneos que impactaram leitores assim que foram lançados.

Para todos os gostos, esta lista também inclui diversos gêneros como romance, ficção, poema e aventura. Aqui estão os 10 melhores livros para ler antes de morrer!

1. Orgulho e Preconceito – Jane Austen
Orgulho e Preconceito - Jane Austen

Orgulho e preconceito é o livro mais famoso de Jane Austen e possui uma série de personagens inesquecíveis e um enredo memorável. Austen nos apresenta Elizabeth Bennet como heroína irresistível e seu pretendente aristocrático, o sr. Darcy. Nesse livro, aspectos diferentes são abordados: orgulho encontra preconceito, ascendência social confronta desprezo social, equívocos e julgamentos antecipados conduzem alguns personagens ao sofrimento e ao escândalo. O livro pode ser considerado a obra-prima da escritora, que equilibra comédia com seriedade, observação meticulosa das atitudes humanas e sua ironia refinada. A nova coleção possui capa dura e estilo inspirado nos bullet journals.

Compre na Amazon

2. 1984 – George Orwell

Publicada originalmente em 1949, a distopia futurista 1984 é um dos romances mais influentes do século XX, um inquestionável clássico moderno. Lançada poucos meses antes da morte do autor, é uma obra magistral que ainda se impõe como uma poderosa reflexão ficcional sobre a essência nefasta de qualquer forma de poder totalitário. Em um país controlado por um regime totalitário, um homem vai se rebelar contra o sistema. Mas cada ação e até cada pensamento dele está sendo vigiado… Escrito em 1948, esse livro é quase profético sobre os perigos modernos da vigilância do Estado, da alteração da História e da criação de fake news.

Compre na Amazon

3. Dom Quixote de la Mancha – Miguel de Cervantes

Dom Quixote de la Mancha

Um dos maiores clássicos da literatura espanhola, Dom Quixote conta a história de um cavaleiro que leu demasiados romances e enlouqueceu. Dom Quixote agora pensa que é um herói, como nos livros que leu, e sai em busca de aventuras com seu leal escudeiro, Sancho Pança. Esse livro cômico inspirou muitas outras sátiras ao longo da História.

Compre na Amazon

4. O Pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupéry

O Pequeno Príncipe

Nesta clássica história que marcou gerações de leitores em todo o mundo, um piloto cai com seu avião no deserto do Saara e encontra um pequeno príncipe, que o leva a uma jornada filosófica e poética através de planetas que encerram a solidão humana. A edição conta com a clássica tradução do poeta imortal dom Marcos Barbosa, e é a versão mais consagrada da obra, publicada no Brasil desde 1952. Esse livro vale tanto pelas palavras quanto pelas ilustrações. Embora seja (oficialmente) um livro infantil, O Pequeno Príncipe analisa questões profundas sobre a vida humana. O príncipe da história vive em um pequeno planeta, onde cuida de um rosa. Quando decide visitar outros planetas, aprende o valor do amor e da criatividade.

Compre na Amazon

5. Dom Casmurro – Machado de Assis

Dom Casmurro - Machado de Assis

Prometido para o seminário desde o nascimento, o jovem carioca Bentinho precisa encontrar um jeito de fugir da vida na Igreja e realizar seu verdadeiro sonho: casar-se com a vizinha Capitu. Uma história de paixão, obsessão e ciúme se desenrola, em uma narrativa cheia de reviravoltas, que aos poucos constrói um retrato da sociedade brasileira.

Com este romance publicado em 1899, o maior nome da literatura nacional, Machado de Assis, torna-se também parte do cânone mundial. “Dom Casmurro” traz contundentes reflexões sobre o Brasil de sua época, ainda muito relevantes para os dias atuais, e faz isso com a narrativa repleta de ironia que é uma marca do autor.

A nova edição da Antofágica traz o texto integral de Machado com notas e posfácio do especialista Rogério Fernandes dos Santos, além de ilustrações de Paula Siebra, apresentação da produtora de conteúdo Camilla Dias e posfácios da atriz e escritora Maria Ribeiro do escritor Geovani Martins.

Compre na Amazon

6. O Conde de Monte Cristo – Alexandre Dumas

O Conde de Monte Cristo

Um dos maiores clássicos da literatura francesa há mais de 150 anos, “O conde de Monte-Cristo” gira em torno de Edmond Dantè, que é preso por um crime que não cometeu. Ao sair da prisão, Edmond vai à busca de vingança contra seus inimigos. Uma trama repleta de reviravoltas dignas de um jogo de xadrez. A edição possui capa dura com jaqueta dupla face, para o leitor escolher e alternar entre as duas versões da capa. Amor, vingança, traição e tesouro! Edmond Dantès perde tudo quando é traído por um companheiro invejoso. Agora, com uma nova identidade, ele sairá em busca de vingança, procurando destruir totalmente seus inimigos. Desde que foi publicado, O Conde de Monte Cristo nunca deixou de ser popular e inspirou muitas outras histórias.

Compre na Amazon

7. Um Estudo em Vermelho – Arthur Conan Doyle

Um Estudo em Vermelho

A primeira história do famoso detetive Sherlock Holmes e seu fiel companheiro, John Watson. Quando um assassinato estranho confunde a polícia, Holmes terá de empregar toda sua inteligência para resolver o mistério e apanhar o culpado, antes que uma pessoa inocente pague o preço… Para fãs do detetive, não há melhor lugar para começar.

Compre na Amazon

8. O Processo – Franz Kafka

O Processo

Uma crítica à burocracia, O Processo conta a história de Joseph K., preso e julgado por um crime que desconhece. Como ninguém lhe diz qual foi o crime que cometeu, o protagonista não consegue se defender. A história fica cada vez mais bizarra, enquanto Joseph K. procura uma solução para uma situação impossível.

Compre na Amazon

9. Cem Anos de Solidão – Gabriel García Márquez

Cem Anos de Solidão

Nessa obra-prima de Gabriel García Márquez encontramos o retrato de 7 gerações de uma família colombiana. Os membros da família Buendía têm todos histórias de vida estranhas e fantásticas, ligadas à cidade que fundaram. Uma mistura invulgar de fantasia e realismo, Cem Anos de Solidão é considerado um dos melhores livros escritos em espanhol.

Compre na Amazon

10. O Coração das Trevas – Joseph Conrad

O Coração das Trevas foi pioneiro no questionamento do colonialismo e da “civilização” branca. O aventureiro Charles Marlow faz uma viagem ao coração da África, onde os colonos europeus estão tentando impor sua cultura. As aventuras de Marlow vão levar à descoberta das trevas de sua própria cultura, mudando sua visão sobre o mundo.

Compre na Amazon

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

MENU