Assim como os blogs de outros tipos, os blogs corporativos precisam ter conteúdos desenvolvidos especificamente para o público-alvo dessas plataformas on-line. Ao permitirem um vínculo entre os usuários e a empresa, os blogs corporativos funcionam como estratégias de marketing eficazes.
A grande vantagem de ter um blog corporativo é a possibilidade de gerar leads de qualidade, ou seja, temas interessantes e úteis para os leitores. Para tanto, é necessário que o conteúdo divulgado no blog seja apropriado para gerar interesse no público-alvo da sua marca ou empresa, fazendo com que os usuários tenham vontade de visitar o seu site.
Desde que o blog do seu empreendimento seja bem estruturado, é possível aumentar a popularidade do seu negócio na internet e até melhorar o posicionamento dele no ranking de buscadores da internet. Além disso, outro benefício proporcionado pelo uso de um blog corporativo é a divulgação de informações relacionadas à empresa.
Lembre-se de que os conteúdos publicados em blogs corporativos devem despertar o interesse dos usuários. Por conta disso, é fundamental gerar materiais relevantes, que podem ser no formato de texto, imagens, vídeos, entre outros. Esses materiais precisam apresentar informações ligadas aos produtos e serviços oferecidos por sua empresa. Porém, esse espaço virtual não é o mesmo que e-commerce. Logo, não basta postar novidades e dados sobre os artigos à venda, caso você venda algum produto online, sugerimos que poste atualização frequente sobre o serviço de entrega, como por exemplo o rastreamento correios uma vez que serviços como este entram em greve de tempos em tempos e o usuário final precisa saber de alguma forma.
Mais do que elaborar conteúdos que ajudem a vender sem que pareçam anúncios, é essencial saber quando e como os posts devem ser feitos. Utilize ferramentas como o Google Analytics para acessar dados referentes aos horários de pico de visitantes do blog, os momentos em que há mais comentários, entre outros fatores importantes para a identificação de estratégias mais efetivas.
Não se esqueça de que essas informações variam de acordo com o tipo de conteúdo publicado. Por exemplo: a data e o horário da postagem de um texto longo não devem ser iguais aos de um vídeo, pois cada forma de material atinge públicos diferentes.
E você, como faz para melhorar os conteúdos do seu blog corporativo?