Lições que a Motorola tem pra ensinar a concorrência

A Motorola foi fundada em 1928 é pouco provável que você não tenha se beneficiado das criações dessa vovó da tecnologia em algum momento da sua vida. Pelo menos aqui no Brasil a Motorola teve dois booms distintos: logo que os celulares chegaram por aqui e a empresa dominava o mercado com seus PT-550 e PT-950 (PT é a sigla para Puta Tijolão), aqueles celulares que hoje são jurássicos mas que fizeram enorme sucesso em sua época. Depois deu uma sumida e voltou com força total ao mercado mobile, com diversos modelos de smartphone rodando Android. Acesse o contador de dias para saber quantos dias faltam para o lançamento do próximo motorola.

Se você jogou videogame na década de 1980, a Motorola esteve presente na sua vida com o famoso processador 68000, que esteve presente em diversos arcades e consoles como o Mega Drive e o Neo Geo. Além disso, a empresa sempre fabricou diversos equipamentos de telecomunicações e redes, desde o início da Internet. Em termos de tecnologia, a Motorola é praticamente onipresente.

O começo na era dos smartphones foi cambaleante, havia diversas reclamações sobre os aparelhos, seus poucos recursos e lentidão. Mas com o tempo isso foi mudando e hoje a empresa é capaz de oferecer alguns dos melhores celulares em termo de custo x benefício do mercado. Sua linha é extremamente reduzida (assim como a Apple) e o foco maior é em design sóbrio, desempenho e baixo custo. Como costumo dizer a quem pede indicações: os smarphones da Motorola são HONESTOS. Entregam ótima experiência por um preço altamente competitivo e acessível.

Sua linha de smartphones hoje se baseia em três aparelhos que atendem especificamente um nicho cada um. O Moto E, para quem quer um smartphone de entrada, o Moto G, para quem já demanda mais recursos e o Moto X, o top de linha da empresa, para quem busca o que há de melhor no mercado. Algo em comum entre os três: seus preços são extremamente agressivos em seus nichos, o design é elegante e a experiência entregue em relação ao custo do aparelho é excelente.

Além disso, o Android pouco foi modificado para ser embarcado nos celulares da empresa. A experiência é de um Android quase puro, com uso bem objetivo e atualizações rápidas. A divisão mobile da empresa havia sido vendida para o Google mas posteriormente foi revendida para a Lenovo. Há mais ou menos um mês a Motorola lançou a linha nova de celulares e basicamente manteve os preços de todos eles, mas trazendo enormes ganhos de qualidade e desempenho. O melhor exemplo disso foi o Moto X, que evoluiu a olhos vistos mas tem preço inicial idêntico ao seu antecessor.

E o que tudo isso deixa de lições para os concorrentes?

  • Criar produtos de qualidade, mesmo que sejam aparelhos de entrada
  • Oferecer uma boa experiência de uso
  • Reinventar-se e adaptar-se ao mercado
  • Vender os produtos a um preço honesto

Principalmente em relação ao custo x benefício, isso mostra respeito pelo dinheiro do consumidor. E mostra também que dá pra fazer smartphones baratos mas que não precisam necessariamente ser ruins. Isso não quer dizer que não haja problemas nos aparelhos ou que eles não deem defeito. Isso acontece com qualquer empresa. Também não isenta o atendimento ao consumidor de determinadas falhas. Experiências boas e ruins acontecem com qualquer produto. Mas no caso da Motorola, tudo isso é minimizado por uma combinação matadora de qualidade x preço competitivo.